Anúncios
O Campeonato Carioca de 2018 começou ainda em 2017, no dia 20 de dezembro, com a seletiva, onde 6 times lutam por 2 vagas no fase principal. Na seletiva estavam:
O América: Subiu da série B1 com o vice campeonato da competição e surpreendentemente venceu somente um jogo, contra a Cabofriense no ultimo jogo por 2×1, o time teve alguns conflitos internos durante a seletiva onde o técnico Lucho Nizo saiu do comando da equipe e 2 jogadores foram afastados.
Anúncios
O Bonsucesso: Jogou a seletiva em 2017 e terminou no segundo lugar do grupo X com 8 pontos se mantendo na fase inicial e esse ano jogará novamente o grupo da Morte, já que terminou a seletiva de 2018 em 4º lugar com 6 pontos.
Já a Cabofriense: Juntamente com o Bonsucesso, jogou a seletiva em 2017 teminando em 1º lugar do Grupo X com 16 pontos e invicto (5 vitórias e 1 empate) e conseguiu vencer a seletiva desse ano com 10 pontos e jogará a fase principal no grupo B.
Anúncios
O Goytacaz: Campeão da série B1 em 2017, terminou a seletiva em 3º lugar com 10 pontos e só não se classificou para a fase principal por diferença de 1 gol de saldo e terá que jogar o grupo da morte.
Macaé: Fez péssimo Campeonato Carioca em 2017 onde terminou a competição em último lugar com apenas 2 pontos em 11 jogos e foi rebaixado no Campeonato Brasileiro série C no mesmo ano.
Resende: Juntamente com o Macaé não fez uma boa campanha no Cariocão 2017 e terminou na penúltima colocação com 8 pontos apenas e teve 2 vitórias.
No final da seletiva se classificaram a Cabofriense (Grupo B) e o Macaé (Grupo C) para a fase principal do torneio que terá mais de 2 grupos de 6 equipes cada, enquanto isso, o América, Bonsucesso, Goytacaz e o Resende jogarão o Grupo X, mais conhecido como grupo da morte, na qual os 2 últimos irão jogar a série B1 ainda em 2018 e os 2 primeiros estará de folga pelo resto do ano e só jogará ano que vem.
Na fase principal haverá dois turnos (Taça Guanabara e Taça Rio) com semifinais e final em jogo único. Os campeões de cada turno passam a garantir vaga nas semifinais da competição. Os outros dois semifinalistas serão as equipes melhores colocadas na classificação geral fora as campeãs dos turnos e desconsiderando os pontos obtidos nas semifinais e finais dos turnos. Caso um time vença tanto a Taça Guanabara quanto a Taça Rio, os três mais bem classificados completam a disputa por vagas na grande decisão.
Nas semifinais dos turnos, os times com melhores campanhas nos grupos têm a vantagem do empate. Na semifinal do campeonato, quem avança com igualdade no placar são as equipes com o melhor somatório de pontos em toda a competição. Em nenhuma final haverá a vantagem do empate. A semifinal geral será realizada em jogo único, enquanto a final terá ida e volta.
No Grupo B, além da Cabofriense, as outras 5 equipes serão:
Bangu: O clube de Moça Bonita chega ao Carioca 2018 com alguns reforços, entre eles Everton Sena, que chegou do Água Santa (SP), em sua pré-temporada em Pinheral,no Sul Fluminense, goleou a equipe do São Mateus (ES) e venceu por 5 a 0.
Flamengo: O atual campeão carioca vem como principal favorito para conquistar o título, a equipe Rubro Negra chega ao estadual de treinador novo após a saída do colombiano Reinaldo Rueda que foi comandar a seleção Chilena.
Nova Iguaçu: O Laranjão da Baixada como é conhecido o Nova Iguaçu, trouxe 2 reforços para a temporada 2018, são eles o zagueiro Raphael Neuhaus e o volante Wallace e jogará também a série D do Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil em 2018.
Vasco da Gama: O Vasco chega ao Campeonato Carioca sem saber quem é seu presidente, Julio Brant ou Eurico Miranda e já perdeu 3 peças importantes para 2018, entre eles o zagueiro Anderson Martins, que foi para o São Paulo (SP).
Volta Redonda: Campeão Brasileiro da série D em 2016 e conseguiu a permanencia na série C para 2018 após chegar nas quartas de finais da competição em 2017. Na pré temporada foram sete partidas, com duas vitórias, dois empates e três derrotas e manteve a sua base do ano passado.
Junto ao Macaé no grupo C estão:
Boavista: Jogará a Copa do Brasil 2018 e é o atual campeão da Copa Rio fez parte da sua pré temporada em Dubai (EAU) e agora a delegação está concentrada em Saquarema há uma semana, utilizando as dependências do CT da Confederação Brasileira de Vôlei e do próprio Estádio Elcyr Resende de Mendonça. O Boavista fez três jogos-treino: venceu Volta Redonda (3 a 2) e Botafogo (2 a 1) e empatou com o sub-23 do Vasco (1 a 1).
Botafogo: O Botafogo chega ao Carioca com o favoritismo juntamente com o Flamengo e trouxe mais dois jogadores para compor o Elenco, Rony, atacante de 22 anos, e que pertencia ao Cruzeiro (MG), estava no Albirex Niigata, do Japão e o meia Renatinho, de 25 anos, que passou a última temporada no Paraná.
Fluminense: O tricolor que não contou com a apresentação do meia Gustavo Scarpa que fechou com o Palmeiras na manhã desta segunda (15) e com a insatisfação com parte do elenco por problemas de atraso em salários, entre eles o atacante e artilheiro Henrique Dourado que pediu para sair do clube durante entrevista após o jogo contra o PSV (HOL) pela Florida Cup na última sexta (12) e ainda trouxe o lateral direito Gilberto e o volante Jadson, ambos estavam na Itália
Madureira: O tricolor jogará a série D do Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil ainda em 2018, e conta com a volta do zagueiro Thiago Medeiros que passou por Flamengo, Ávaí (SC) e Joinville (SC)
Portuguesa-RJ: A Lusa Carioca que foi campeã da taça Rubro Verde, que contou com a paricipação da Portuguesa-SP, Portuguesa Santista, Portuguesa-RJ e Portuguesa Londrinense, e chega ao Carioca buscando a classificação para a Série B do próximo ano.
Novidade:
O Carioca terá árbitro de vídeo (VAR, na sigla em inglês), mas só para testes e será feito nas partidas decisivas da competição. A idéia é analisar os resultados após o fim do Carioca e debater a implementação da tecnologia para entrar efetivamente em operação no campeonato de 2019.
Outra novidade é o aumento para 5 o numero de substituição no torneio, que terá que ser feito em até 3 paradas e cada time poderá botar até 12 jogadores no banco de reserva
Maiores campeões
O maior e atual campeão do Campeonato Carioca é o Flamengo, com 34 títulos. Logo atrás está o Fluminense, com 31. O Vasco aparece no terceiro lugar, com 24 taças, enquanto o Botafogo é o quarto, com 20.
Por : Rodrigo Costa